terça-feira, 30 de novembro de 2010

Instituto Acesso Popular e Assentamento Laudenor de Souza prorrogam parceria para distribuição de produtos da reforma agrária

O Instituto Acesso Popular de Educação, Cultura e Política, no próximo ano, retomará a parceria com o Assentamento Laudenor de Souza, em Piratininga, e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e distribuirá alimentos produzidos pelos assentados da reforma agrária em bairros carentes de Bauru. Esta parceria tem como base o programa de Compra para Doação Simultânea do Governo Federal, uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), cujo objetivo é garantir o direito humano à alimentação aos cidadãos brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar.          
O PAA consiste na compra, pelo Governo Federal, dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e da doação desses alimentos para entidades parceiras que organizam e executam a distribuição destes alimentos para as famílias em situação de miserabilidade. Neste caso, o Instituto Acesso Popular recebe estas doações e destina para bairros carentes e entidades assistenciais de Bauru. Importante destacar o enorme apoio dado pela Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES), que deu toda a estrutura logística necessária para que pudéssemos realizar este projeto.
Durante o primeiro ano deste projeto, fizemos entregas nos seguintes bairros: Leão XIII, Jardim Nicéia, Santa Edwirges e Jardim Ivone, além da comunidade do Maria Célia, das mulheres da Casa Abrigo e das entidades assistenciais PETI Bela Vista, PETI Beija Flor, Lar Escola Rafael Maurício, Casa do Garoto Rogacionista e AELESAB.
Importante ressaltar que os produtos são de excelente qualidade, produzidos de forma orgânica e sem agrotóxicos. Durante todo o ano, o Instituto entregou frutas, verduras e legumes, como banana, maracujá, mamão, abacate, laranja, limão, goiaba, batata-doce, mandioca, milho verde, jiló, abobrinha, maxixe, pimenta, chuchu, cenoura, beterraba, berinjela, rabanete, nabo, alface, rúcula, almeirão, escarola, chicória, mostarda, couve, cebolinha, salsa, hortelã, catalonia, manjerona, coentro, erva doce, aipo, salsão e brócolis.   
Esta parceria tem, além da distribuição dos alimentos, o objetivo de divulgar os resultados concretos da reforma agrária e de sua importância no abastecimento e no combate à fome de milhares de brasileiros e brasileiras. A luta segue também para que este Programa se torne uma política pública, assim como outros programas, como o Mesa Brasil e o Merenda Escolar, para que cada vez mais os assentados possam produzir com mais qualidade e viver do que produzem.
Vejam algumas fotos das entregas durante o ano de 2010:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário